Evento ocorre em 24 de outubro, com atividades como
palestras, talk-show e rodadas de experiência
O mercado de alimentação fora de casa, o foodservice,
é um segmento de negócios em
crescimento. Os resultados do setor sustentam essa tese. De acordo com o
Instituto Foodservice Brasil (IFB), empresas do ramo movimentaram mais de R$
170 milhões no País na última década, com números positivos até em períodos de
crise. Somente em 2017, a receita avançou 3,9%. Outro dado animador é o
percentual de brasileiros que comem fora de casa, que segundo a Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), chega a 33%.
Sair-se bem nesse cenário, entretanto, depende
de alguns fatores, como acompanhar as tendências e o comportamento do
consumidor. Esse será o assunto abordado no 4º Simpósio Foodservice Maringá,
realizado pelo Sebrae/PR e Abrasel Noroeste do Paraná, cujo tema é “Experiência
de consumo e tendência”. Com o objetivo de proporcionar conhecimento específico
e desenvolvimento para micro e pequenas empresas, a atividade vai ocorrer no
Sebrae/PR, das 13h às 18h, no dia 24 de outubro.
O evento é voltado para
donos e profissionais de bares, restaurantes, lanchonetes, foodtrucks e hotéis. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia
Valente Santini, durante o evento, os gestores serão estimulados a desenvolver o
olhar para atender às necessidades atuais dos clientes. Estão programadas
palestras, talk-shows e rodadas de networking.
“Trataremos de como novos modos de vida
interferem nos modelos de negócios. As empresas precisam ser ágeis e flexíveis,
estando atentas às necessidades que geram novas oportunidades. Queremos
provocar empresários a questionarem quais problemas resolvem hoje com seus
negócios”, explica Patricia.
A presidente da Abrasel
Noroeste do Paraná, de Deborah Kemmer, ressalta que vários aspectos motivam a
preocupação do consumidor com a experiência de comer fora de casa. “Os clientes
gostam de saber se o estabelecimento tem política de compra mais consciente,
sem desperdício e práticas sustentáveis. São tendências refeições
personalizadas, questão de saúde e bem-estar, feiras gastronômicas e ações
temporárias, além de operações on-line”, exemplifica.
Para Deborah, o foodservice
vem driblando as mudanças do mercado e continua crescendo, basicamente porque,
nesta última década, o setor soube incorporar novas tendências. “Mas é preciso
investir em inovações para otimizar processos, controlar fluxo de caixa, evitar
perdas e despesas desnecessárias e, sobretudo, conhecer melhor o cliente para
acompanhar as transformações”, pondera.
Palestrantes
Com mais de 20 anos de
experiência na área de planejamento e análise de dados, Ligia Mello, da Hibou
Monitoramento de Mercado e Consumo, realizará uma palestra sobre tendências
para os próximos anos no foodservice. A abordagem levará em conta as
expectativas do consumidor brasileiro em relação aos estabelecimentos, produtos
e serviços.
Também palestrará no
evento o autor da reforma trabalhista, Marlos Melek. O juiz tratará do tema “Como
aumentar a motivação e o engajamento do colaborador no novo cenário da lei
13.467/17”.
São parceiros no Simpósio a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Empreender, Prefeitura de Maringá, Turismo Maringá, Rede de Turismo Regional (Retur) e Maringá e Região Convention e Visitors Bureau. O evento tem como media partner a Massa FM e como patrocinadores a Coopercard, Raffinato, Wi-Fire, Saveat, Maringá Park e Sicredi.
Mais informações e adesões
pelos telefones (44) 99144-2021 e 3220-3474 ou pelo e-mail abraselnoroeste@gmail.com.
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Contato para imprensa:
Fernanda
Bertola – (44) 99882-1525 / (44) 98820-7083
Adriano
Oltramari – (41) 33305895 / (41) 992320502
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