VALORES

VALORES

Moda consciente é tema de palestra em encontro sobre gestão de lixo


Idealizadora da loja consciente Gaia de Saia, Jacque Rubim será uma das palestrantes da primeira edição do Encontro Lixo Zero, em Maringá

Com o lema “a roupa mais sustentável é aquela que já existe”, a Gaia de Saia é uma loja de Maringá que vende roupas de segunda mão, promovendo uma reflexão acerca do consumo consciente. As boas práticas adotadas e difundidas pela sua criadora, Jacque Rubim, chamaram atenção dos organizadores da primeira edição do Encontro Lixo Zero, e na próxima sexta-feira, 07 de junho, ela se juntará a outros empreendedores sociais da cidade para discutir a gestão de resíduos. Com inscrições já esgotadas, o evento será realizado no auditório Hélio Moreira, das 8 às 12 horas. 

Em sua palestra, prevista para as 9h30, a estilista e consultora de moda vai falar sobre como reutilizar as roupas, o valor que elas têm e quanto se gasta em insumos para produzir novas peças. “Fiquei super feliz de terem lembrado do projeto da loja para participar deste evento. Porque a Gaia é consciente, e ter consciência é o primeiro passo para uma vida mais sustentável. Se a gente fizer a nossa parte, seja evitando os descartáveis, utilizando água da chuva ou até mesmo comprando uma roupa que já existe, eu acho que uma parte do caminho já está percorrida”, diz Jacque. 

A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, valor que supera a aviação comercial e a indústria naval juntas. De acordo com o relatório “A new textiles economy: Redesigning fashion’s future”, lançado em 2017 pela Ellen MacArthur Foundation, com o apoio da estilista Stella McCartney, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários. Por ano, 500 bilhões de dólares são jogados fora com roupas que foram pouquíssimo usadas e que quase nunca são recicladas. “Poder falar que a moda pode ser mais sustentável e produtiva, não agredindo tanto o meio ambiente, é uma oportunidade muito legal”, diz ela. 

Lixo Zero

Lixo zero (do inglês, zero waste) é um conceito que promove o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. A primeira edição do Encontro Lixo Zero em Maringá é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, com apoio da empresa Biotalk Comunicação Ambiental.   

O evento será composto de diferentes formatos de apresentação, com palestras, mesa redonda, workshop e oficina. Os temas abordados serão: Conceito Lixo Zero, Moda sustentável, Estilo de vida lixo zero, Consumo consciente, Hortas comunitárias, Produtos sustentáveis e Compostagem. As apresentações fazem parte de soluções alternativas, promovidas pela sociedade civil, que têm chamado a atenção nacionalmente pelos seus resultados e eficiência.  

“O Encontro é um evento muito importante para engajar a população na causa do lixo zero, pois apresenta e enaltece iniciativas que impactam positivamente a cidade. Além disso, discussões acerca do tema possibilitam repensar os problemas e utilizar os resíduos sólidos como ferramenta para o desenvolvimento da cidade”, afirma Isabela Machado, consultora e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil. “O evento promete ser inspirador, em sintonia com a visão sustentável da cidade verde”, completa. 

Serviço

Palestra sobre Moda Consciente com Jacque Rubim
1º. Encontro Municipal Lixo Zero
Local: Auditório Hélio Moreira

Horário: 9h30
___________________

Um pouco mais sobre a palestrante
Com passagens por importantes marcas da região, como Morena Rosa, Moikana e Queen Bee, Jacqueline é formada e pós-graduada em Moda, com cursos de especialização em consultoria de imagem e estilo. Carioca da Gema com mais de 20 anos de carreira, atuou em várias empresas de confecção, fazendo todo processo de criação de estilo e tudo que envolve o desenvolvimento de produto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.