VALORES

VALORES

Cocamar se destaca na produção de fios sustentáveis


A Cocamar adquire retalhos de tecidos, de fábricas, para desfibrá-los e, a partir dessa matéria-prima, produzir novos fios para confecções em sua indústria em Maringá. Com isso, evita o descarte de toneladas de retalhos, que passam a ter uma destinação nobre e sustentável.

A mesma indústria de fios da Cocamar produz fios para confecções a partir de fibra de poliéster obtida da reciclagem de embalagens PET, recolhidas por catadores de rua.

A indústria de fios da Cocamar é uma das mais sustentáveis do país e foi inaugurada em 22 de outubro de 1982, com o objetivo de industrializar a safra algodoeira regional, agregando valor ao algodão entregue pelos cooperados.

Na época, a região Noroeste fazia do Paraná o principal produtor brasileiro dessa fibra, mas a matéria-prima era levada para outros estados, de onde retornava em forma de fios e tecidos. Na década de 90, entretanto, o algodão passou por uma forte crise de preços em razão da livre importação de produto subsidiado. Com isso, a atividade foi praticamente inviabilizada no estado. Tal situação exigiu da Cocamar a flexibilização de sua Fiação, pois a matéria-prima seria suficiente para apenas três meses de operação da indústria.

Além de fios de algodão puro, passou a produzir fios mistos (algodão e sintéticos) e fios à base de poliéster e viscose o que multiplicou as oportunidades no mercado. Atendendo às necessidades, vários avanços tecnológicos foram promovidos desde a concepção do projeto, resultando na combinação de melhora no padrão dos produtos e redução dos custos.

Em 2011, a Indústria de Fios da Cocamar deu início à modernização do processo, modernizando a linha de abertura, passadores, maçaroqueiras, filatórios, conicaleiras, sistema de transporte e arriada automáticos e vaporizador novos, além da aquisição de reunideira e penteadeiras, o que possibilitou a produção de fios penteados.

O parque industrial está preparado para industrializar e comercializar os produtos e subprodutos têxteis e tem capacidade de produção instalada de 8.300 toneladas/ano de fios de algodão, poliéster e mistos.

A qualidade dos fios produzidos abre portas para a Cocamar junto aos mais exigentes compradores.













Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.